Diferenciações funcionais do SAC para e-commerce

O aumento das vendas do comércio eletrônico (há lojas com mais de 60 mil entregas por dia) está mostrando que os sistemas tradicionais de distribuição não têm respondido às suas necessidades de informações. Gradualmente, o comércio eletrônico singulariza-se face ao varejo tradicional impondo a necessidade de processos logísticos e pós-venda específicos.

Este artigo tem a finalidade de explicar por que os sistemas genéricos de SAC são insuficientes para suportar o pós-venda do comércio eletrônico.

Para entender a questão, é necessário revisar as principais características operacionais da venda não presencial.

Quando um consumidor faz uma compra em uma loja virtual, efetua o pagamento antes da entrega, o que lhe dá mais direitos e, ao mesmo tempo, aumenta o comprometimento da loja. O prazo de entrega é estabelecido no fechamento do pedido, começando a contar após o processamento do pagamento.

Na sequência, o cliente recebe notificação de que seu pedido foi incluído com sucesso e será submetido a todos os processos de atendimento: reserva de estoque ou requisição de compra, análise de risco (fraude), processamento do pagamento, atendimento físico e transporte.

Após o pagamento, o cliente recebe nova notificação contendo a data de entrega prometida, calculada a partir dos tempos padrão da reposição de estoque, do atendimento físico e do transporte. Qualquer desvio destes padrões implica atraso.

Além disso, o cliente pode cancelar o pedido a qualquer momento, independente do estágio de atendimento em que ele se encontra. Neste caso, o sistema interromper o fluxo do atendimento e, automaticamente, reverter as atividades já realizadas.

Como a compra foi feita a partir da visualização do item e de sua especificação técnica, o comprador poder desistir da compra até sete dias corridos após a entrega, independente do motivo. Caso o pedido esteja embarcado, são gerados avisos à transportadora não concluir a entrega e para o cliente não recebê-la. São freqüentes erros de endereço e ausência do cliente, implicando a necessidade de contato com o cliente para o encerramento da entrega.

Após a entrega e até 30 dias após a compra, o cliente pode devolver a mercadoria caso o produto apresente qualquer defeito técnico. Neste caso, a loja tem a obrigação de coletar a mercadoria e bancar o frete.

Das características operacionais derivam as seguintes atividades de pós-venda, típicas do serviço de Atendimento ao Consumidor:

  • Informar ao cliente o estágio de atendimento em que se encontra o pedido;
  • Contatar clientes para completar entregas em caso de erro de endereço ou ausência;
  • Cancelar pedido de cliente antes do faturamento (1% das vendas);
  • Atender solicitação de devolução total ou parcial de mercadoria (3,5% das vendas);
  • Gerar pedido de reposição em caso de troca;
  • Gerar crédito em caso de devolução, troca por valor menor ou cancelamento;
  • Solicitar a emissão de Nota Fiscal de Entrada para coleta;
  • Liberar reembolso de reposição e/ou crédito a partir da chegada da devolução;
  • Repor massivamente os pedidos em caso de roubo ou extravio de carga;
  • Acompanhar o tracking da reversa para fornecer informações completas sobre o processo de devolução;
  • Integrar laudo técnico ao processo de devolução.

As funções acima descritas, próprias do comércio eletrônico, impõem necessidades técnicas ao sistema que apóia o SAC:

O operador, ao atender um cliente, deve ter uma visão panorâmica das informações do pedido alvo: o percurso de atendimento e reversa, emails emitidos/recebidos pelo cliente, conversações via chat, telefone ou fax, tarefas geradas, pedidos de reposição associados e créditos gerados.

O SAC deve ser integrado com o ERP, WMS e Gestão de Transporte, permitindo que as devoluções e cancelamentos possam ser completamente realizados por um único operador numa mesma operação.

Há necessidade de um Workflow cujo campo de atuação abranja inteiramente o processo de atendimento de pedidos de venda, englobando todas as peças de software envolvidas: ERP, WMS, Gestão de Transporte e SAC. Neste Workflow é necessário programar ações a serem automaticamente disparadas (procedures, emails e tarefas) a partir dos pontos de controle do roteiro integral dos pedidos.

O sistema deve ser capaz de tratar os desvios operacionais de cada um dos processos de atendimento com a finalidade de notificar a irregularidades para pronta correção.

Os sistemas tradicionais de SAC, ao se proporem apoiar a solução de todos os problemas, são obrigados a fracionar o processo de atendimento em redes de atividades distribuídas entre vários operadores, comprometendo a performance, aumentando postos de trabalho e dificultando o controle.

O caráter geral da solução dificulta sua integração com os demais sistemas, impedindo o automatismo necessário ao acelerado ritmo do e-commerce. Somente as questões simples são resolvidas com uso de grande aparato técnico, porém, a natureza do atendimento aos clientes na venda não-presencial é muito complexo e diversificado. Para dar um exemplo destas necessidades, caso uma loja capture 30.000 pedidos por dia, são realizadas 1.500 devoluções e 450 cancelamentos diários e, pior, tais clientes, em geral, não solicitam estes serviços com paciência e bom humor.

Após a especialização do ERP, WMS e Gestão de Transporte para o e-commerce, o SAC também se singulariza. Na realidade, o SAC deve ser considerado com uma peça do Back-office do e-commerce, integrando-se profundamente com o ERP, WMS e Gestão de Transporte.

Fernando Di Giorgi março 2010

Compartilhe

Categorias

Artigos mais recentes

Tags