Delivery de supermercado, visão sistêmica de um Super Aplicativo

Este artigo tem a pretensão de identificar as premissas funcionais e de analisar o sistema de intermediação comercial e de serviços em uso pelos Super Apps (SApp) de delivery de supermercados [1]. Os SApps combinam tecnologias maduras em uso em marketplaces, plataformas de entrega de comidas online e transferência de fundos. A partir de uma visão orgânica do sistema, pode-se observar que suas inovações se concentram em mudanças no sequenciamento e na atribuição de execução das atividades nos subprocessos tradicionais do e-commerce e na ampliação da oferta de serviços às redes de supermercados.

Na introdução, repasso as razões do enorme sucesso do SApp na América Latinaapontadas por Jonathan Moed [2] (Revista Forbes). Em sua primeira parte, o artigo mostra singularidade da intermediação proposta pelos SApps em comparação com as preexistentes no e-commerce e serviços correlatos. Em seguida, fazendo uso de clássicos recursos da análise de sistemas, o processo dos SApp é inteiramente descrito com o objetivo de apontar as características diferenciais dos seus subprocessos e deduzir suas premissas construtivas. Por fim, o artigo relata as inovações incrementais introduzidas pelos SApp abrindo caminho para a expansão delivery de supermercados.

 

Introdução

Como exemplo da expansão dos SApp, a Rappi, empresa colombiana fundada em 2015, recebeu em 2018 um aporte de US$ 1,2 bilhão de fundos administrados pelo SoftBank e dos investidores atuais DST Global, Delivery Hero, Sequoia Capital, Andreessen Horowitz e Y Combinator [3]. Tal capitalização, resultante de sua rápida expansão pela América Latina, é explicada por Jonathan Moed como uma conjunção de fatores socioeconômicos: (i) a desigualdade de renda permitindo que “um pequeno escalão econômico médio e superior da sociedade é atendido pelas massas de escalão inferior – um modelo que se traduz perfeitamente em serviços sob demanda”; (ii) a disponibilidade de tecnologia móvel; (iii) a imigração; (iv) a alta densidade populacional metropolitana; (v) a falta de infraestrutura de transporte público e (vi) o tráfego pesado nas grandes cidades. Como veremos, o detalhamento do processo produtivo de uma empresa com o propósito de viabilizar o delivery online de supermercados está alinhado com as razões do sucesso alegadas por Jonathan.

 

1. Intermediações no e-commerce

Para analisar as possibilidades de realização do processo de venda não presencial de mercadorias, é necessário subdividi-lo em subprocessos. Para tanto, vamos considerar os seguintes subprocessos: inclusão do pedido, logística interna, logística externa e SAC.

Inicialmente, a loja virtual realizava e controlava todos os subprocessos, com exceção do transporte. A oferta de serviços de sistemas de intermediação comercial e de serviços descentralizou e distribuiu parte dos subprocessos para terceiros, tendo como principais atrativos ampliação da audiência e os ganhos de produtividade decorrentes da especialização e a escala de produção. O quadro abaixo mostra as possibilidades do processo de venda e a variedade de intermediações com realce para o local de separação das mercadorias e o transporte:

Subprocessos e atividades
Modalidade de intermediações
    Fulfillment 3º Marketplace Marketplace + Fulfillment SApp
  Compra Loja Loja Loja Loja
Inclusão do Pedido  Pedido (front) Loja Marketplace Marketplace SApp
Fraude* Loja Marketplace Marketplace SApp
Pagamento* Loja Marketplace Marketplace SApp
Logística Interna    Armazenagem Fulfillment Depósito Loja Marketplace Loja
Separação Fulfillment 3º Loja Marketplace SApp
Conferência Fulfillment 3º Loja Marketplace SApp
Embalagem Fulfillment 3º Loja Marketplace SApp
Nota fiscal Loja Loja Loja Loja**
Logística Externa Transporte Transportadora Transportadora Transportadora SApp-MEI
SAC Atendimento Loja Loja Marketplace SApp

 

* Em geral sob contrato com empresas especializadas

** Cupom fiscal

 

É importante registrar que, qualquer de seja a intermediação comercial, o risco da mercadoria comprada não se transformar em dinheiro continua sendo assumido exclusivamente pelo proprietário da loja.

 

2. Processo operacional

Super App Delivery Supermercados

 

Vamos nos ater às mudanças funcionais da intermediação dos SApps.

O quadro acima mostra o diagrama das interações (fluxo de informações, fundos e mercadorias) entre os agentes (entidades organizacionais) intervenientes no processo de comercialização. Os fluxos de cada subprocesso estão agrupados e sequenciados: ofertas da rede de lojas, inclusão do pedido do consumidor, logística interna, pagamento do SApp à loja e logística externa.

2.1 – A inclusão do pedido

O preço das mercadorias no site da intermediária é igual ao praticado na loja e, por hipótese, todas as mercadorias exibidas pela rede no site da intermediária estão disponíveis. O pagamento pode ser feito com cartão ou em dinheiro: por cartão, o valor não é debitado do consumidor quando do fechamento do pedido no site em função de ajustes na lista de itens no decorrer da separação das mercadorias. Os procedimentos de prevenção à fraude e validação de dados do cartão são os de praxe.

A loja da qual sairá a mercadoria é escolhida pela intermediária considerando a menor distância em relação ao endereço de entrega. O prazo de entrega e o valor do frete são informados ao consumidor quando do fechamento do pedido.

Características operacionais:

  • Pedido pode conter dezenas de itens e todas as categorias de itens podem ser requisitadas, inclusive perecíveis, refrigerados e congelados.
  • Não há reserva de estoque, o pagamento não é antecipado e o prazo de entrega é medido em minutos
  • 2.2 – Logística interna

    O início da contagem do tempo de separação coincide com o recebimento da lista de itens a serem coletados.

    Ao separar cada item, o separador (chamado shopper) atualiza o pedido na plataforma.
    No caso de itens cujo valor é função do peso, ele digita o valor constante na etiqueta validado por um intervalo de tolerância. Havendo ruptura de estoque de algum item, o shopper entra diretamente em contato com o consumidor para informá-lo da ocorrência e oferece a possibilidade de troca por um similar, sua exclusão ou cancelamento do pedido. Caso o consumidor não atenda ao chamado, a separação é interrompida e sua continuidade passa a ser controlada pelo Suporte ao Cliente do SApp.

    Exige-se de um shopper mais do que um separador comum de mercadorias. Ele deve se vestir e manter um comportamento compatível com as normas da loja, conhecer o mapeamento das mercadorias na loja, evitar item faltante por falta de reabastecimento (existe, mas não está na gôndola), evitar a seleção de unidades com embalagem danificada ou má aparência, conhecer o substituto de itens eventualmente ausentes, saber se comunicar com o cliente em caso de troca ou com o Suporte ao Cliente, conferir a mercadoria tanto no faturamento quanto na transferência ao entregador. Essas são algumas das razões que justificam o separador ser um funcionário da SApp.

    A finalização da separação é informada ao SApp, condição para disparar o crédito da
    SApp ao cartão pré-pago do respectivo shopper.

    Características operacionais:

  • a separação é feita na loja e não num centro de distribuição.
  • A capacidade de separação depende da quantidade de shoppers lotados na loja. Se houver sobrecarga o prazo de entrega do pedido marginal é afetado.
  • A ruptura de estoque não é excepcional, pois o estoque disponível na loja é disputado
    concomitantemente pelos shoppers e pelos clientes presenciais.
  • Além do salário, o shopper pode ter um ganho adicional por produtividade, o que lhe servede estímulo para ser preciso e rápido.
  • Para aumentar a oferta de trabalho de separação, a SApp admite dois regimes de trabalho, meio período ou período integral.
  • 2.3 – Expedição

    De posse do cartão pré-pago com suficiência de saldo, o shopper paga à loja o valor das mercadorias separadas como se fora um consumidor comum, liquidando a operação do SApp com a loja. Em caso de pagamento em dinheiro, o consumidor é avisado do valor a ser pago para que se manifeste sobre a necessidade de troco.

    A ocorrência do faturamento dispara o subprocesso de logística externa.

    Características funcionais:

  • Além inclusão do pedido ser realizada através do site do SApp, não há relação financeira entre o consumidor e a loja.
  • O SApp torna-se completamente responsável por todas as exceções do processo de
    entrega e pelo respeito aos direitos do consumidor numa compra não-presencial.
  • Não há consolidação de carga. Em tese, cada pedido corresponde a uma viagem do
    entregador, o que pode reduzir a produtividade do entregador.
  • 2.4 – Logística externa

    O meio de transporte (bicicleta, motocicleta e automóvel-App) é escolhido em função da
    distância e da quantidade de itens. Usando recursos computacionais de controle da localização dos entregadores disponíveis e respectivos níveis de desempenho, o SApp segrega um grupo de entregadores aos quais oferece o frete. O aceite de frete por um entregador implica o início da contagem de seu tempo de entrega. O shopper recebe a informação sobre o entregador correspondente (foto e nome) à entrega e transfere a mercadoria (embarque).

    Feita a entrega, o entregador comunica a ocorrência ao SApp, fato que dispara o débito do valor do pedido no cartão do consumidor. Caso o pagamento seja em dinheiro, o entregador deve depositá-lo na conta da SApp numa casa lotérica, ou, se seu saldo a receber seja superior ao valor recebido, ele pode optar por reter o dinheiro debitando-o de sua conta corrente.

    Excepcionalmente, pode ocorrer que o entregador considere o local de entrega suspeito. Neste caso, ele solicita a intervenção do Suporte ao Cliente da APP para a continuidade de seu trabalho.

    Características funcionais:

  • O entregador é um microempresário (MEI) não exclusivo, ele arca com todos os custos envolvidos em seu trabalho, notadamente a conta do celular, e recebe integralmente o valor do frete apontado no pedido de venda.
  • Cabe ao entregador decidir sua localização e disponibilidade para assumir uma carga.
  • Como a escolha do entregador sucede a separação (a separação é feita sem que a entrega esteja associada a um entregador), os pedidos são admitidos sempre considerando a disponibilidade de entregadores.
  • O prazo e a qualidade da entrega são controlados pelo SApp. Tais dados integram o cálculo da avaliação de cada entregador e são usados no processo de seleção da oferta de carga.
  •  

    3. Inovações incrementais do SApp no e-commerce

    3.1 – Separação é feita na loja

    A loja, até o momento, tem sido um depósito de mercadorias à disposição de clientes presenciais, um hub para o comércio eletrônico e/ou um mostruário para entrega em domicílio a partir de um centro de distribuição. Agora, mantendo-se como depósito, seus estoques passam também a atender clientes não presenciais, sem que as operações decorrentes (logística interna e externa) sejam realizadas por seus funcionários. Cada loja se transforma num “centro de distribuição” dotado de todas as suas habituais operações, ampliando sua base territorial de atendimento (abrangência de venda).

    3.2 – Aumento da participação do e-commerce no varejo global: supermercados

    Embora o delivery de supermercado esteja presente no Brasil há mais de 20 anos, seu faturamento tem sido pouco expressivo devido ao modelo operacional usado [4]. A viabilidade da venda não presencial de mercadorias de supermercados com o uso dos SApp permite que parte dos R$ 355,7 bilhões faturados por eles em 2018 [5] seja feito pormeio do comércio eletrônico.

    3.3 – Passividade da loja no processo de venda

    O SApp pode ser considerado uma modalidade de marketplace no qual os consumidores entram através da loja e não do item e, dentro loja, selecionam as mercadorias. Todas as operações subsequentes do processo de venda são feitas pelo SApp sem qualquer intervenção da loja: inclusão e atendimento do pedido, pagamento à loja e entrega, lembrando que o documento de venda não é nominal (cupom fiscal).

    Os supermercados conhecem a demanda agregada de cada uma de suas ofertas por loja, mas desconhecem a demanda desagregada por cliente. O SApp, ao cadastrar o cliente e processar seus pedidos, passa a conhecer os hábitos de consumos dos seus clientes, formando uma base de dados valiosa para uso de propaganda digital.

    3.4. Receita do SApp: redução da margem da loja

    Com a equivalência de preço entre os canais de venda da rede de lojas e o repasse integral do frete ao entregador, a receita do SApp provém diretamente das redes de lojas de modo análogo aos marketplaces ao se apropriarem de parte do faturamento de seus vendedores, ressalvando que o serviço prestado pelo SApp é muito mais amplo.

    3.5. Alteração do pedido do consumidor em tempo de separação

    Ofertar apenas a quantidade disponível em estoque deixou de ser um princípio básico da venda não presencial. A natureza da compra (dezenas de itens de consumo regular, facilmente encontráveis e passíveis de substituição) permite esta flexibilidade. Nesta circunstância, a probabilidade de cancelamento do pedido por falta de um item é pequena, tornando-se ainda menor com sugestões de troca feitas pelo shopper.

     

    3.6. Redução do tempo e qualidade da entrega

    Para viabilizar a compra online de toda a variedade de itens ofertados pelos supermercados é imprescindível que a entrega seja rápida, controlada e, sobretudo, barata. Basta observar que o modelo tradicional que faz uso de furgões dotados de três compartimentos com temperaturas controladas não passou de um nicho de mercado. Segundo Luiz Escobar, diretor do e-commerce do Carrefour Brasil, a maior dificuldade da venda online de alimentos é a qualidade da entrega. “Não dá para misturar amaciante com bife”, diz o executivo. Outro desafio é a agilidade. Afinal, você pode esperar um livro, uma calça ou uma cafeteira para daqui uma semana, mas não os ingredientes do jantar”. Vale notar que “a maior dificuldade” citada é realizada por terceiros[6].

     

    3.7. O pressuposto crítico da capacidade infinita de entrega[7]

    A venda online exige que o prazo de entrega seja informado quando da aceitação do
    pedido. Tal cálculo considera os tempos padrões de cada atividade envolvida e leva em conta as respectivas cargas de trabalho previamente alocadas nos agentes envolvidos.

    Vimos que os separadores estão lotados nas lojas, então não é difícil calcular o horário em que a separação do pedido recém entrada será concluída. Também vimos que os entregadores autônomos somente são informados da carga a entregar quando da conclusão da separação. Fica evidente que a plataforma, como princípio, trabalha com o pressuposto da existência de disponibilidade de entrega. Em outras palavras, a capacidade de transporte das mercadorias não é fator de produção restritivo[8], visto que a taxa de desemprego no Brasil de jovens entre 18 e 24 anos era de 26,6% no 2º trimestre de 2019[9].

     

    4. As ambições e possibilidades reais dos SApp

    O sucesso dos SApp está intimamente ligado ao contínuo aumento da escala de produção e à diversificação dos serviços oferecidos. Esta busca vital de expansão, diversificação e integração de serviços, além do acumulo de experiências técnicas e funcionais, devem aumentar o poder de barganha dos SApp frente às redes de loja. A possibilidade de redes de loja internalizarem o SApp não parece ser um caminho simples, pois elas não possuem tradição de desenvolvimento tecnológico, enfrentarão a desconfiança sobre confidencialidade e terão maior dificuldade de capitalização.

     

    Fernando Di Giorgi,
    outubro de 2019

     

     

    [1] Desconsideramos a variante operacional dark store, loja fechada ao público dedicada somente à venda online.

    [2] https://www.forbes.com/sites/jonathanmoed/2018/12/20/is-uber-operating-illegally-in-its-fastest-growing-region/#180db8cc1925

    [3] https://www.reuters.com/article/us-rappi-investment-softbank-group/rappi-to-triple-number-of-cities-in-brazil-where-it-operates-after-softbank-deal-idUSKCN1SF2Q2

    [4] https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/delivery-supermercado-sem-sair-de-casa

    [5] https://abad.com.br/indicadores/setor-supermercadista-fatura-r-3557-bilhoes-em-2018

    [6] http://www.sincovaga.com.br/carrefour-largou-atras-na-corrida-do-supermercado-online-e-agora-acelera-para-buscar-a-lideranca

    [7] Recomendo a leitura de do texto em https://www.vox.com/2019/9/11/20850878/california-passes-ab5-bill-uber-lyft

    [8] Em 10/10/19, considerando apenas o Rappi, há 60 mil entregadores na América Latina http://sbvc.com.br/rappi-evoluir-personal-shopper

    [0] Em 10/10/19, considerando apenas o Rappi, há 60 mil entregadores na América Latina http://www.fiesp.com.br/siniem/noticias/desemprego-entre-os-jovens-e-superior-ao-dobro-da-taxa-geral-aponta-ibge

     
     

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